SAÚDE Quarta-feira, 28 de Julho de 2021, 15:00 - A | A

imuniza mais mt

Mais de 2 mil pessoas são atendidas em Unidade Móvel de Vacinação da SES em Nova Ubiratã

O veículo integra o programa Imuniza Mais MT e auxiliará os municípios no alcance das metas de imunização da população

Fernanda Nazário
SES-MT

Prefeitura de Nova Ubiratã

image

Mais de 2 mil pessoas foram atendidas entre os dias 17 e 25 de julho, em Nova Ubiratã, na Unidade Móvel de Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O veículo integra o programa Imuniza Mais MT e auxiliará os municípios no alcance das metas de imunização da população.

A unidade é um caminhão totalmente adaptado com sala de vacina e rede de frio para acondicionamento da vacina e outros insumos. Em Nova Ubiratã, a unidade percorreu os distritos de Entre Rios, Água Limpa e Piratininga.

“Essa é mais uma ferramenta do Governo do Estado que está a nossa disposição atuando para potencializar o Programa Imuniza Mais MT. Por meio dessa unidade, vamos auxiliar o município em locais mais remotos e alcançar o maior número possível de pessoas”, ressaltou o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Foram aplicadas 1.703 doses de vacinas do calendário vacinal contra a Covid-19 e Influenza. Esse número representa 14% da população de Nova Ubiratã vacinada. Nesse período, também foram realizados 1.340 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites). O veículo estará entre os dias 15 a 25 de agosto no município de Santa Rita do Trivelato.

 

Sobre a unidade móvel

Para auxiliar os municípios na vacinação da população e, consequentemente, no alcance das metas do programa Imuniza Mais MT, a SES-MT disponibilizará às prefeituras uma unidade móvel. O veículo percorrerá as cidades mato-grossenses promovendo, em parceria com os gestores municipais, a atualização do calendário básico vacinal, imunização contra gripe, contra a Covid-19 e testes rápidos de hepatites e HIV.

Para o funcionamento do novo serviço, a SES disponibiliza o caminhão e a equipe técnica. Já os municípios fornecem alimentação aos profissionais, insumos, vacinador, mobiliza a população, além de equipe técnica.

O município interessado no serviço deve enviar a solicitação no e-mail da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES pelo endereço eletrônico suvsa@ses.mt.gov.br.

Imuniza Mais MT

O Governo Estadual está investindo R$ 65 milhões no programa Imuniza Mais MT para incentivar os municípios na melhoria da cobertura vacinal dos imunizantes contra a Covid-19, Influenza e outras doenças.

O investimento total será dividido entre premiações destinadas a municípios com boa atuação na imunização, reforma e construção da Rede Frio da SES, aquisição de veículos refrigeradores, câmara fria, ar-condicionado, equipamentos de refrigeração, insumos, serviços, capacitações e comunicação.



Imprimir

Comentários