CIDADES Quarta-feira, 08 de Setembro de 2021, 07:42 - A | A

Atendimento à comunidade

Prefeito Gustavo Melo prestigia mutirão oftalmológico em Alto Garças

A ação de saúde e cidadania foi inspirada na iniciativa desenvolvida em Alto Araguaia no início do segundo semestre do ano

Marcos Cardial
Assessoria

Assessoria

image

O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), acompanhou na última sexta-feira (3) a realização do Mutirão Oftalmológico Mais Visão realizado pela Prefeitura de Alto Garças em parceria com o Consórcio Regional de Saúde Sul (Coress-MT) e apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), através da Justiça Comunitária.

A ação de saúde e cidadania foi inspirada na iniciativa desenvolvida em Alto Araguaia no início do segundo semestre do ano. Seu objetivo é a prevenção e o diagnóstico precoce de glaucoma, catarata, pterígio e outros problemas relacionados à visão. Na próxima semana, dias 10 e 11 de setembro, o benefício será levado ao município de Poxoréu. O secretário de Administração, Manoelito Rezende, também esteve na solenidade. 

Ainda quando da realização do mutirão em Alto Araguaia, Gustavo Melo comentou que havia a expectativa de expandir a iniciativa para toda a região. “Essa junção de esforços deu certo em Alto Araguaia e agora em Alto Garças. Em Poxoréu não será diferente. Nós só temos de agradecer à presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, ao coordenador da Justiça Comunitária, Dr. Tony e o Consórcio de Saúde em nome do presidente Nelson Paim, que através de parceria com as prefeituras locais, possibilita colocar a estrutura à disposição dos municípios”, citou.

A exemplo do que aconteceu em Alto Araguaia, o Poder Judiciário cedeu a carreta da Justiça Comunitária, que contém dois consultórios oftalmológicos para realizar o mutirão. Através do Consórcio de Saúde, a prefeitura de Alto Garças ficou responsável pelos especialistas, colírios e cirurgias após os atendimentos. A estimativa é que foram realizados cerca de 350 atendimentos. 

O juiz coordenador da Justiça Comunitária no Estado, José Antônio Bezerra Filho, conhecido por Dr Tony, destacou que essa junção de esforços entre os poderes tem feito a diferença. “Quando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário falam juntos a união faz a força. São esforços convergindo para um só bem em que ganham todos sempre pautados pela serenidade, responsabilidade e probidade. Quem ganha é a sociedade de cada município”, disse. 

O presidente do Consórcio de Saúde da região Sul, prefeito de Poxoréu Nelson Paim (PDT), destacou a importância da parceria. Ele antecipou que outros cinco municípios já estão se programando para realizar eventos similares aos de Alto Araguaia e Alto Garças. O gestor será o anfitrião do evento essa semana. 

“Em Alto Araguaia foi feito um trabalho maravilhoso, a exemplo de Alto Garças. Essa parceria do Consórcio com o Tribunal de Justiça facilita, diminui os custos e a gente consegue atender mais pessoas ao mesmo tempo. Isso é maravilhoso. Quero parabenizar inicialmente o prefeito Gustavo Melo que fez o primeiro evento, agora em Alto Garças com o prefeito Claudinei e essa semana em Poxoréu. Somente nestes três municípios estamos falando em cerca de mil pessoas atendidas. Veja a importância dessa parceria entre os municípios, o Consórcio e o Tribunal de Justiça. Todo mundo ganha, especialmente a população”, destaca. 

O prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano (Republicanos) explicou que foi necessário ampliar o número de atendimentos no município visto a grande procura por exames. “Essa parceria entre Prefeituras, Consórcio de Saúde e Tribunal de Justiça tem que continuar sempre. Vamos seguir o modelo de Alto Araguaia também doando os óculos. Esperamos que ano que vem possamos fazer novamente”, celebrou.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Gif.gif

 

 



Imprimir

Comentários